sábado, 5 de julho de 2014

Educação ambiental ganha força com projetos de sustentabilidade

Participantes de curso promovido pelo Projeto Rio Tigre reuniram-se no último sábado

De maratonas fotográficas a ensina-mentos sobre plantas medicinais. Uma variada e surpreendente mostra de projetos ocorreu na manhã de sábado (5), no Colégio Estadual Professor Mantovani, em Erechim. O evento, realizado pela Eloverde, faz parte de uma das etapas do Curso em Gestão e Educação Ambiental, promovido pelo Projeto Rio Tigre. No encontro, partici-pantes apresentaram, discutiram e avaliaram o andamento de 24 projetos que estão sendo aplicados em escolas da região.

Os números do curso indicam que a semente da educação ambiental está sendo plantada em 31 escolas da região. Os 120 participantes são de 15 áreas de formação e além disso, sete acadêmicos também integram o grupo.

Para a professora Ana Paula, da Escola Severino Dallzotto, o curso tem sido de grande importância. “Gostamos muito, pois aprendemos bastante, conseguimos levar idéias para as escolas, sensibilizar alunos quanto aos problemas do lixo e outros”, explica. “O que mais me chamou a atenção na Eloverde foi a organização do grupo e as ideias que conseguem nos passar, através de dinâmicas. São coisas que aproveitamos em sala de aula”, fala.

Conforme Ana Paula, a expectativa agora é sensibilizar os alunos, de forma que eles tenham atitudes mais corretas com relação ao lixo e ao meio ambiente. “Como os alunos estão retirando o lixo no entorno da escola, eles já pensam em não jogar novamente no chão”, destaca.

Juntamente com um grupo de colegas, a educadora está desenvolvendo um projeto que prevê o plantio de mudas nativas. Em paralelo a isso, há também a limpeza do entorno da escola. Em agosto, nos dias 23 e 30, a quinta turma do Curso em Gestão e Educação Ambiental iniciará as atividades. Para se inscrever, basta entrar em contato com a Eloverde, pelo telefone 35229659 ou pelo e-mail eloverde@gmail.com.