segunda-feira, 30 de junho de 2014

Oficinas reúnem cerca de 800 alunos do Colégio Mantovani

Cerca de 800 alunos do Colégio Professor Mantovani, de Erechim, participaram de nove oficinas realizadas pelo Projeto Rio Tigre. O evento ocorreu no salão de atos, nos dias 16, 17, 18, 23 e 24 de junho e reuniu estudantes do sexto ao oitavo ano do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio, da escola que é uma das maiores de Erechim.

Com as temáticas “Recursos Hídricos” e “Resíduos Sólidos”, as oficinas contaram com dinâmicas interativas, vídeos e sorteios de brindes.





Na oficina de Recursos Hídricos são abordados pontos essenciais como a gestão das águas, área de mananciais de Erechim e uso racional dos recursos. Os números apresentados pela equipe chamam a atenção dos estudantes. Para se ter uma ideia, o consumo de água per capita no município é de 237 litros por habitante diariamente. O volume é superior à média brasileira que é de 200 litros/ habitante/dia.


Já na oficina de Resíduos Sólidos, entra na discussão a gestão municipal referente aos resíduos domésticos, dicas de como separar materiais e a problemática do Rio Tigre. As responsabilidades do poder público também estiveram pautadas no evento. Durante a palestra, a equipe constrói uma linha do tempo com pontos relevantes relacionados à Gestão do Lixo em Erechim. Nesta oficina, o baixo percentual de lixo encaminhado para a reciclagem preocupa os estudantes e atenta novamente para a mudança de postura relacionada à destinação correta dos resíduos e principalmente a redução na geração dos mesmos.

A resposta dos estudantes foi motivadora, com troca de informações e intensa participação de professores.

O Projeto Rio Tigre é realizado pela Eloverde e faz parte do Programa Petrobras Socioambiental. O patrocínio é da Petrobras o Projeto Rio Tigre já realizou 12 oficinas.