Estudantes do ensino médio do Colégio São José, de Erechim, participaram de atividade de educação ambiental com limpeza do Rio Tigre, na tarde da última quinta-feira (21).
O empenho do grupo, formado por 23 alunos, garantiu a retirada de dois mil quilos de lixo do ponto três do rio. Antes de participar da ação, eles receberam orientações de segurança e equipamentos de proteção individual. O grupo também pode conhecer mais sobre os recursos hídricos do município.
“Para mim é muito gratificante estar aqui fazendo este trabalho, porque afinal somos tão jovens e estamos vendo as formas de vida tão danificadas pela ação dos nossos antepassados e até mesmo pela nossa ação inconsciente. Então eu acredito que fazer a nossa parte é o que me deixa muito feliz, me deixa completa, pelo fato de dependermos dos recursos hídricos, pelo fato dos animais dependerem disso e o futuro também precisar desta nossa ação para que talvez os meus filhos possam ver o rio correndo ainda”, disse a estudante Camila Farina, de 16 anos.
Para Laura, também de 16 anos, que assim como Camila, já participou de outras atividades do Projeto Rio Tigre, a ação realizada na quinta-feira foi muito importante. “Nessa ocasião, principalmente, fiquei indignada, pois gostaria de entender porque as pessoas ainda não se conscientizaram que o lugar do lixo não é nos rios, mas sim nas lixeiras. A situação é realmente muito precária”, lamentou a estudante.
Bruno Coraza, de 15 anos, também já tinha participado de outras atividades do Projeto, para ele, esta é uma oportunidade de ver a realidade dos rios de Erechim. “Cada um consegue fazer a sua parte e isso nos torna a cada dia pessoas melhores”, enfatizou.
Confira algumas fotos da atividade: