terça-feira, 18 de novembro de 2014

Eloverde distribui ecobags em supermercado

Ação visa reduzir o uso de sacolas plásticas e conscientizar a população sobre a reutilização na hora das compras

Fonte:Najaska Martins
najaska@jornalbomdia.com.br
Texto publicado no Jornal Bom Dia, de 8 de novembro de 2014


Uma ação em prol do meio ambiente chamou a atenção de clientes de um supermercado do centro de Erechim, na tarde da última sexta-feira (7). Integrantes do Instituto Eloverde distribuíram ecobags - sacolas ecológicas - para grande parte dos consumidores que faziam compras no local. Para fortalecer a atividade, os funcionários de todos os setores do estabelecimento utilizaram camisetas do Projeto Rio Tigre, também promovido pelo instituto.
De acordo com a presidente da Eloverde, Queli Giaretta, foram distribuídas 200 sacolas de tecido, sendo que a ação terá outras etapas de distribuição. "Ao todo fizemos mil unidades para entregar gratuitamente nos supermercados a fim de promover a conscientização sobre a importância de cada um trazer sua sacola de casa na hora de fazer compras. A ação se repetirá nas próximas sextas-feiras", pontua. 
Segundo ela, desta forma há uma redução no número de sacolas plásticas utilizadas pelos clientes e, consequentemente, uma contribuição para o meio ambiente. "Sabemos que hoje as sacolinhas plásticas significam um grande impacto ambiental, já que demoram muitos anos para se decompor na natureza. Esta ação quer implantar um novo hábito nas pessoas, para que elas possam também fazer a sua parte", destaca.
A dona de casa Rita de Cassia do Carmo Zanella, que fazia compras no momento da ação, recebeu uma ecobag e utilizou para guardar frutas e legumes. "Achei muito interessante isto, pois às vezes a gente nem se dá conta de que pode fazer algo para ajudar. Sempre tenho várias sacolinhas plásticas em casa e muitas vezes não sei nem onde colocá-las", disse. "Na próxima vez que vier fazer compras vou trazer junto a que ganhei hoje", completa.
O gerente do supermercado, Oswaldo Rossi, definiu a ação da Eloverde como "o primeiro passo de uma campanha que tem tudo para dar certo". Segundo ele, a distribuição das sacolas deve, aos poucos, ir conscientizando a população sobre a importância de contribuir com a natureza. "Espero ver muitas ecobags de novo por aqui, pois acredito que as pessoas lembrarão de trazê-las para as próximas compras. No futuro, esse hábito vai estar mais costumeiro na rotina das pessoas. Hoje damos um primeiro passo", pontua.

As sacolas plásticas e o meio ambiente


De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, os sacos e sacolas plásticas são produzidos a partir do petróleo ou gás natural, dois tipos de recursos naturais não renováveis. O impacto das sacolinhas começa aí: como consumimos sacolas plásticas aos bilhões em todo o mundo, e sendo elas descartáveis, a pressão por esses recursos naturais só aumenta.
Depois de extraído, o petróleo passa pelo refino, que consome água e energia e ainda emite gases de efeito estufa e efluentes. Enquanto isso, elas ajudam a deixar mais sujas as cidades, florestas e oceanos, sendo depósito para água das chuvas e berçário para mosquitos, entupindo bueiros e causando a morte de animais. A sacola plástica não é a vilã do meio ambiente, mas seu consumo excessivo é um grande problema ambiental.