Professores
apresentam resultados dos projetos de educação ambiental
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Vindos de 25 municípios e representando 37 escolas, os projetos
aplicados serão narrados em aproximadamente 18 artigos, que se transformarão em
um livro, com publicação prevista para 2015.
De acordo com a
professora Mariza Maria Razzia, da Escola Municipal Daniel Dipp, de Passo Fundo,
o curso foi de extrema importância. “Para nós foi uma realização. Já tínhamos
começado o projeto e não estávamos tão empolgadas. Mas participando do curso da
Eloverde foi como uma injeção de ânimo e a partir daí começamos a trabalhar, a
cada dia com mais idéias. Fomos conseguindo convencer a toda a comunidade
escolar e hoje o resultado é visível. Mudou totalmente o ambiente da escola,
atingindo o nosso objetivo de deixá-la mais bonita e com um ambiente mais
saudável e sustentável”, explica. “Com certeza a educação ambiental tem poder
transformador. Com esta prática, nem nós imaginávamos que ocorreria uma
repercussão tão grande em toda a comunidade escolar”, completa.
Para a professora, a
socialização dos projetos foi essencial. “Nos motivou a fazer mais”, afirmou.
“Como disse minha colega, viemos para participar do curso, mas com a empolgação
de aplicar nosso projeto e vir mostrar os resultados, além de ver os demais,
foi maravilhoso”, garantiu.
O curso teve duração
de 108 horas e foi ministrado pela especialista em Gestão Ambiental e tecnóloga
em Gestão Ambiental Lidiane Bernardi, pela mestre em Educação, Bióloga e
docente da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), Cherlei Márcia Coan e
pela mestre em Economia e especialista em Educação Ambiental, Rosane Menna
Barreto Peluso. A atividade é uma das metas do Projeto Rio Tigre, realizado
pela Eloverde e patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras
Socioambiental.