sexta-feira, 13 de março de 2015

Internautas escolherão o nome do mascote do Projeto Rio Tigre


Ficará a cargo dos internautas a tarefa de escolher o nome do mascote do Projeto Rio Tigre. Após visitar oito escolas, localizadas na área crítica da bacia do Rio Tigre, a Eloverde recebeu aproximadamente mil sugestões de nomes. A partir de agora, a equipe selecionará seis opções que irão para votação popular na internet. O autor da sugestão vencedora será presenteado com um kit de brindes do projeto.
Todos os participantes receberam um mascote. Durante a terça (10), quarta (11) e sexta –feira (13) eles assistiram uma palestra para conhecer o Projeto realizado pela Eloverde e patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
Para a professora comunitária Luzielle Franceschi, a atividade chegou para somar ao trabalho desenvolvido pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Cristo Rei. “O nosso projeto tem o intuito de fazer com que as crianças e adolescentes tenham mais atitudes de preservação do meio ambiente e de cuidado. Neste sentido, a atividade é de suma importância, pois queremos que os alunos sejam mais conscientes e tenham mais cuidado com os rios do nosso município”, explica.
A votação na internet será aberta no dia 18, próxima quarta-feira e encerra no dia 20. O autor da sugestão vencedora será conhecido na semana seguinte.

O que dizem as crianças
Nos três dias de visita às escolas, a Eloverde realizou palestras para estudantes dos 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental das escolas Dom Pedro II, Professora Helvética Rotta Magnabosco, Cristo Rei, Santo Agostinho, Sidney Guerra, Irany Jaime Farina, Luiz Badalotti e Escola de Educação Especial Branca de Neve.
No primeiro momento, eles receberam informações sobre o Projeto Rio Tigre e puderam ver fotos das atividades realizadas. Na sequência, assistiram o clip do rap do projeto e preencheram um formulário com o próprio nome, nome da escola e sugestão de nome para o mascote.
Aluna da escola Cristo Rei, Carolaine, 11 anos, diz que vê no Projeto Rio Tigre uma forma de melhorar a cidade. “Ouvi falar que no rio há muito lixo e que as pessoas não cuidam muito dele”, comentou. “Gostaria que o rio fosse limpo para que as pessoas pudessem pescar, passear e acampar, enfim, fazer coisas boas”.
Para Yuri, 10 anos, estudante da escola Dom Pedro II, a situação no Rio Tigre precisa melhorar: “e muito, né!”, exclamou. “Não pode jogar lixo no rio, na verdade não pode jogar nada nele”, afirmou o estudante.
“Mas eu acho que vai melhorar”, interferiu o otimista colega Maicon, enquanto preenchia o formulário.