terça-feira, 8 de abril de 2014

Projeto Rio Tigre estimula iniciativas sustentáveis

Curso em Gestão e Educação Ambiental, realizado pela Eloverde, já capacitou 91 profissionais.

Projetos começam a ser construídos.


Dezenas de projetos ambientais começaram a ser elaborados em escolas e empresas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Entre os dias 20 de março e 5 de abril, 91 profissionais participaram do curso em Gestão e Educação Ambiental, promovido pela Eloverde, de Erechim, com patrocínio da Petrobras. A atividade, que reuniu 11 municípios e pelo menos 26 escolas, é desenvolvida dentro do Projeto Rio Tigre, que faz parte do Programa Petrobras Socioambiental.

Do município de Tapejara, localizado a 70 quilômetros de Erechim, oito professores decidiram buscar subsídios para a aplicação do projeto Ambiente Sadio. O nome surgiu durante o curso, mas a vontade de envolver a comunidade em defesa do meio ambiente sempre existiu. 

Segundo a professora Elaine Elisa Hanel, o objetivo do grupo é motivar a comunidade escolar a catalogar espécies de plantas medicinais das matas ciliares do município. “A partir do curso, vamos elaborar um projeto com início, meio e fim e que realmente dê resultados”, afirma.

Além de catalogar as plantas, o projeto também pretende dar continuidade a revitalização dos rios do município, como explica o professor Zilmar Variza. “Muitas pessoas me procuravam assustadas com a grande quantidade de lixo que é despejada em riachos. Então decidi fazer um projeto. Dificuldades ocorreram, mas recebemos muitos elogios”, conta. Agora, a meta é fazer um livro com as espécies que serão catalogadas, de forma que toda a comunidade possa conhecer seus benefícios e assim entender a importância de preservá-las. “Quando trabalhamos juntos, a chance de dar certo é bem maior”, destaca a professora Elaine. “Alunos e professores serão autores deste grande projeto”, reforça Zilmar.

Não em uma escola, mas sim em uma mineradora, outro projeto de gestão terá início. De Campo Bom, Denise Cristina Borges, soube do curso através da rede de contatos da Eloverde e imediatamente decidiu participar. “Meu público são os trabalhadores. Na mineradora desenvolvemos um trabalho onde a comunidade pode conhecer o espaço da pedreira e agora vamos tentar aplicar mais este projeto de gestão e educação ambiental. Acredito em um resultado positivo. Certamente vamos perceber algum impacto nas pessoas que trabalham por lá”, explica.

O próximo passo dos 91 participantes é buscar a aprovação dos projetos elaborados, já que deverão efetivamente iniciar no dia 6 de maio. Em junho, os primeiros resultados serão conhecidos. Com base nestas impressões, os participantes construirão artigos que irão compor o livro “Projetos de Educação Ambiental nas escolas: temáticas locais, aprendizagens coletivas”.
O Curso em Gestão e Educação Ambiental é uma das metas do Projeto Rio Tigre. Com duração de 108 horas, a atividade ocorreu na Escola Estadual Sidney Guerra e em espaços da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) e do Seminário Nossa Senhora de Fátima, de Erechim. Até o momento foram três turmas. Mas devido ao sucesso do curso, novas vagas deverão ser abertas em breve.

As atividades são conduzidas pela Especialista em Gestão Ambiental e Tecnóloga em Gestão Ambiental Lidiane Bernardi, pela Mestre em Educação, Bióloga e docente da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), Cherlei Márcia Coan e pela Mestre em Economia e Especialista em Educação Ambiental, Rosane Menna Barreto Peluso.


“Quanto mais o projeto representa um desafio para a equipe envolvida, sejam as equipes de alunos, ou mesmo dos educadores responsáveis pelo seu envolvimento, maior é a probabilidade de que venha a ter sucesso”, explicam as ministrantes do curso. Mais informações pelo e-mail eloverde@gmail.com ou telefone (54) 3522-9659