quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Em desenhos, crianças retratam como gostariam de ver o Rio Tigre


Com água limpa, peixes, mata ciliar preservada, flores e até mesmo barquinhos.  É desta forma que dezenas de crianças gostariam de ver o Rio Tigre, em Erechim. Ao participar de uma atividade de sensibilização ambiental, promovida pela Eloverde e coordenada pelo intercambista e engenheiro biológico Daniel Felipe Bernal Glen, elas mal poderiam imaginar que através de desenhos, retratariam paisagens e atividades que faziam parte da vida dos primeiros moradores de bairros como Progresso e Cristo Rei.

Contudo, mesmo muito jovens, já compreendem que transpor os limites do papel não é tarefa simples. Na tarde do último sábado (13), ao serem indagadas sobre a atual situação do rio, palavras como “sujo”, “poluído” e até mesmo “morto”, foram repetidas inúmeras vezes. Alguns chegaram contar histórias que ouviram dos pais e avós, do tempo em que a vida ainda era pujante no Rio Tigre.

Para Daniel, que coordenou a atividade realizada no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), a perspectiva é animadora, considerando que foi o primeiro evento deste tipo na comunidade. “As crianças se divertiram enquanto aprenderam sobre seus espaços de vizinhança, especialmente o rio. Recebemos muita cooperação do diretor CEU, Jonas Santos, a quem agradeço por nos dar espaço”, diz.

Daniel também ressalta a importância de dar continuidade ao trabalho através de novos eventos que possam “chamar mais e mais pessoas”.  “E mais importante: continuar a transmitir a mensagem de que a melhor maneira de ajudar o meio ambiente é reforçando o sentimento de que os espaços que habitamos nos pertencem. O que é importante nestes processos é a consistência e acompanhamento. O objetivo, em última análise , é descobrir líderes que possam continuar a desenvolver esta tarefa na comunidade”, explica.

Segundo o engenheiro, as crianças ficaram entusiasmadas com a ideia de desenhar como gostariam que o Rio Tigre fosse. “Elas estavam abertas para falar conosco e nos contar suas histórias. Definitivamente foi muito divertido trabalhar com as crianças”, diz.


A atividade foi promovida através do Projeto Rio Tigre, patrocinado pela Petrobras, dentro do Programa Petrobras Socioambiental. Os desenhos foram colados em um grande cartaz que ficará exposto próximo à biblioteca do CEU.