Uma enxurrada de lixo tomou conta da rede de contenção instalada pela Eloverde, em um dos pontos críticos do Rio Tigre. O volume de resíduos era tão grande, que a equipe teve dificuldades para retirar o material. Até mesmo um sofá foi encontrado no local. A ação ocorreu na manhã de terça-feira (23), durante o monitoramento periódico de redes.
Além de incontáveis objetos de plástico e borracha, muitos galhos ficaram presos à rede. No trecho, peças de roupas voltaram a se acumular às margens do rio, mesmo com freqüentes ações de limpeza.
Para a Eloverde, a situação observada no local é extremamente preocupante, já que com a proximidade das festas de fim de ano, o volume de lixo produzido tende a aumentar. “Há previsão de chuva para os próximos dias, por isso precisamos retirar o lixo rapidamente para que não transborde e siga o curso, agravando ainda mais a situação”, atenta a presidente da Eloverde, Quéli Giaretta.
O monitoramento de redes é uma das metas previstas pelo Projeto Rio Tigre, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.