sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Eloverde lança mascote do Projeto Rio Tigre neste sábado

Evento em parceria com o coletivo Arte das Ruas vai oferecer oficinas culturais no Centro de Artes e Esportes Unificados

Chegou a hora de conhecer o mascote e o novo jingle do Projeto Rio Tigre. O lançamento ocorre neste sábado (21), no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), em Erechim.Para marcar a data, a Eloverde, em parceria com o coletivo Arte das Ruas (ADR), preparou uma série de atividades culturais: a primeira delas será uma oficina de grafite, às 9h, com o grafiteiro Guilherme, às 15h inicia a oficina de filtro dos sonhos, com o coletivo Marias de Luta, já o lançamento do mascote e do rap está marcado para às 17h e na sequência ocorrerá a 13ª Peleia de MC’s, organizada pela ADR.As inscrições para as oficinas gratuitas podem ser feitas diretamente no CEU ou na sede da Eloverde, na rua Santa Catarina, 29, sala 32, ou ainda pelo e-mail eloverde@gmail.com.

Saiba mais

O mascote do Projeto Rio Tigre foi desenvolvido pelo designer Pedro Henrique Peluso e o rap por Deivisom Camargo, idealizador do coletivo ADR e do grupo de rap erechinense Griôs. O Projeto Rio Tigre é realizado pela Eloverde e conta com o patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental.


Conheça o Arte das Ruas (ADR)

O Arte das Ruas nasceu em 2013 em busca de espaço e incentivo à cultura hip – hop. “Tive a idéia de organizar um coletivo que exercesse representatividade das culturas perante aos órgãos públicos e a sociedade”, explica Deivisom Camargo. Através deste coletivo são realizadas periodicamente batalhas de rima (Peleia de Mc’s), batalhas de dança (Peleia de B.boys), campeonatos de basquete, de futebol de rua, skate, bike, além de palestras e debates em escolas, com outros coletivos culturais de Erechim.Segundo Deivisom, o Arte das Ruas quer proporcionar conhecimento e envolvimento da população dos bairros em geral da cultura hip hop, promover o intercâmbio de experiências e o reconhecimento dos artistas locais, fomentar a prática dos elementos do hip hop (música, dança e as artes visuais) como forma de reinserção dos jovens e adolescentes periféricos.

Conheça o Griôs

Griôs - do francês griots - é como são chamados os mestres contadores de histórias em muitas regiões da África. Eles são conhecidos por narrar as tradições e os conhecimentos de um povo. Isto constitui papel fundamental na preservação da história oral dos antigos povos africanos. Os mestres também exercem um papel de mediadores de conflitos entre as aldeias pelo seu grande compromisso com a verdade e pelo respeito a eles atribuído. “Fiz uma ligação contemporânea com o Mc (Mestre de cerimônia) que também relata em suas letras - crônicas, relatos e vivências do seu povo”, explica Deivisom. O grupo foi criado em meados de 2014 com dois integrantes: Deivisom (Mussumano) e Yasmin. Em 2015 ganhou dois novos integrantes: Guilherme e Jackson. “A intenção é montar um grupo de teatro com intervenções simultâneas à música durante o show”, adianta. Que conhecer mais sobre o Griôs? Acesse: soundcloud.com/deivisom-camargo.