quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Volume de lixo desafia equipe




Tomada pelo lixo, mais uma vez. Assim a equipe do Projeto Rio Tigre encontrou a rede de contenção instalada em um dos pontos críticos do rio. Se por um lado o volume retido atesta a eficácia do sistema, por outro também alerta para a urgência de uma sensibilização da população para o problema.
Embora a quantidade de resíduos tenha reduzido em parte dos pontos, em outros locais é possível observar que o descarte incorreto persiste. Durante o monitoramento realizado no último sábado (14), objetos grandes e pesados – como tapetes e estruturas metálicas – desafiaram a equipe. Até mesmo uma jaqueta de couro foi encontrada em meio a galhos, cobertores e pedaços de madeira. Para se ter uma ideia da quantidade de lixo despejada no Rio Tigre, a cada monitoramento de redes, são retirados, em média, mil quilos de resíduos que poderiam ser destinados à reciclagem, gerando renda para inúmeros trabalhadores do setor. Contudo, por descaso, toneladas de resíduos sólidos são descartadas no rio, contaminando a água, provocando alagamentos, doenças e prejuízos aos ribeirinhos.


























Sobre o Projeto

O Projeto Rio Tigre busca estimular, envolver e criar ações proativas para a contenção social do lixo nas comunidades do entorno do rio. Diversas atividades, como cursos para professores, oficinas de educação ambiental com limpeza do rio, instalação e monitoramento de redes, palestras e teatros foram realizados em 2014 e terão continuidade neste ano.
Patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, o Projeto Rio Tigre já conseguiu sensibilizar centenas de pessoas que participam de forma voluntária das atividades promovidas pela Eloverde.